ORADORES

MESA REDONDA 

Adalberto Dias de Carvalho
Professor Catedrático (aposentado) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Doutor em Filosofia pela Universidade do Porto. Investigador e Coordenador do Gabinete de Filosofia da Educação do Instituto de Filosofia da FLUP. Professor Convidado da Universidade de Rouen (França). Professor convidado do Mestrado em Ciências da Educação/Pedagogia Social da Universidade Católica. Professor Coordenador com Agregação do Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo do Porto (ISCET)e da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Presidente da Comissão Instaladora da Escola Superior de Educação do Porto (1990). Membro do Júri nacional da Prova Geral de Acesso ao Ensino Superior (2000). Membro de diversos júris de apreciação de concursos para financiamento de projetos de investigação do IIE-Instituto de Inovação Educacional (1990/92). Vice-Presidente de Comissões de Avaliação Externa do Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior (2001). Consultor do processo de construção do Referencial de Competências-Chave de nível secundário para a educação e formação de adultos (2006). Presidente do Conselho Científico do ISCET. Presidente da SOFELP-Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa. Autor e Co-autor de diversas publicações científicas, entre as quais: As Cidades e os Rostos da Exclusão; A Educação e os Limites dos Direitos Humanos; Sentidos Contemporâneos da Educação; Ética Prática para as Profissões do Trabalho Social; Solidão, educação e condição humana ´; Dilemmas in working with a gipsy family: a story from a portuguese socialeducator.; Utopia e Educação; Epistemologia das Ciências da Educação; Educação e Contemporaneidade; Educação Social: Fundamentos e Estratégias. 


Ana Maria Bertão da Silva Neto
Doutora em Psicologia Clínica, especialista em Psicoterapia Psicodinâmica e Supervisora pela Faculdade e Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação do Porto (ESEP). Coordenadora, Psicoterapeuta e Supervisora do CIP – Centro de Intervenção Psicopedagógica da ESEP. Coordenadora do Mestrado em Educação e Intervenção Social da ESEP, nas especializações de Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos e de Acção Psicossocial em Contextos de Risco. Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (SPPC). Responsável pela Formação em Psicoterapia da SPPC - Núcleo do Porto. Autora e co-autora de diversas publicações nas áreas da Educação, Saúde e Clínica.  


Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira
Equiparada a Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESES). Mestre em Ciências da Educação – especialidade Educação e Desenvolvimento pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. Doutoranda em Ciências da Educação, com o estudo Aprendizagem Profissional e Transições para o Mundo do Trabalho de Diplomados do Ensino Superior Universitário e Politécnico, do Departamento de Ciências Sociais da ESES. Membro da Equipa do Observatório de Avaliação da ESES. Membro da Associação Portuguesa de Sociologia (APS). Autora e Co-autora de diversas publicações, entre as quais, Formação, investigação e inserção profissional: uma avaliação do trabalho realizado pela ESES (2009), Um olhar interdisciplinar na descoberta de um espaço profissional: contributos para a formação do Educador Social (2002), Educação Social: fundamentos e práticas - Bibliografia comentada (2002), Perspetivar pontes, preencher vazios: um estudo exploratório das relações entre formação e emprego no Ensino Superior Politécnico de Santarém (2010). Organizadora de diversas iniciativas científicas na área da Educação Social. 


Maria Fernanda Carvalho
Docente no Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas (ISCE). Diretora do Departamento Social e Cultural do ISCE, desde 2008. Coordenadora Pedagógica do Mestrado em Educação Social - Crianças e Jovens em Risco e Intervenção Sócio-Educativa em Gerontologia, desde 2008. Coordenadora da Licenciatura em Educação Social no ISCE (2004-2008). Formadora de professores na área da Educação Multicultural. Mestre em Relações Internacionais, pela Universidade Aberta. Doutora em Sociologia, desenvolvendo investigação no domínio dos sem-abrigo no feminino, pelo ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa /CIES 8Centro de Investigação e Estudos de Sociologia). Investigadora colaboradora do CEMRI (Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais) no domínio do estudo sobre as Mulheres: Género, Cultura e Sociedade) da Universidade Aberta de Lisboa. Responsável pelo Programa Leonardo da Vinci - Animação Cultural (2003-2009). Membro do Conselho Redatorial da Revista Espaço S - Revista de Educação Social do ISCE, desde 2002. 

Maria Manuela de Ataíde Monteiro Sampaio
Especialista em Administração e Mestre em Administration Leadership pela Universidade de Boston (USA). Presidente da Comissão Instaladora da Escola Superior de Educação do Porto (ESEP). Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação em Administração Escolar na ESEP (até 2007). Presidente da Direcção Nacional da Associação para o Planeamento da Família (APF). Docente da Licenciatura em Administração Pública e Privada da Universidade Fernando Pessoa (UFP) (entre 2005 e 2007). Coordenadora e docente da especialização em Administração Escolar e Educacional do Mestrado em Docência e Gestão da Educação da UFP. Autora de diversas publicações, entre as quais Escola e Educação Sexual. 


Sílvia de Jesus Lapa Oliveira Azevedo
Docente na Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT). Mestre em Ciências da Educação – Pedagogia Social pela Universidade Católica Portuguesa (UCP). Doutoranda em Educação – Educação e Formação de Adultos pela UPT. Membro honorário e Presidente da Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social (APTSES). Fundadora do I Grupo de Trabalho em Educação Social. Autora de diversos artigos e capítulos de livros na área da Educação Social e do livro Técnicos Superiores de Educação Social: Necessidade e Pertinência de um Estatuto Profissional (2011).





PAINEL I 

Maria Daniela Santos Nascimento

Docente na Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT). Co-coordenadora do Mestrado em Educação Especial - Especialização no Domínio da Audição e da Surdez e Especialização no Domínio Cognitivo-Motor na UPT (Porto). Especialista em Deficiência Auditiva . Mestre em Educação Especial.  Investigadora no domínio da Surdez e da Língua Gestual.


Miguel Melendro Estefanía 
Doutor em Educação pela Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED - Madrid). Docente no Departamento de Teoria da Educação e da Pedagogia Social na Faculdade de Educação da UNED. Coordenador do Mestrado em Intervenção Educativa em Contextos Sociais. Diretor de diversos Cursos de Especialização Profissional no âmbito da Intervenção Socioeducativa com população infantil, adolescente e juvenil em risco de exclusão. Diretor do Instituto de Investigación y Formación para la Sostenibilidad Social (Fundación ISOS). Autor e Co-autor de diversos artigos, livros, capítulos de livros no âmbito da Pedagogia e da Educação Social; Intervenção socioeducativa com crianças, adolescentes e jovens em situação de dificuldade social; Educação ambiental, ecosocial e para o desenvolvimento sustentável; pensamento complexo e teoria dos sistemas aplicados ao âmbito educativo. Entre os quais destacam-se El tránsito a la vida adulta de los jóvenes en dificultad social: buenas prácticas en intervención socioeducativa (2011) e La perspectiva ecosocial en la intervención socioeducativa con jóvenes excluidos. Un estudio comparado en Canadá, Bélgica y España (2011).


João Paulo Ferreira Delgado
Professor Adjunto na Escola Superior de Educação do Porto. Doutor em Teoria e História da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Consultor do Serviço de Acolhimento Familiar da Associação Mundos de Vida - Lousado - V.N. Famalicão. Vogal de Direção da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social). Membro de outras Associações Profissionais e Científicas, entre as quais: British Association of Adoption, Metaforma – Instituto de Estudos da Criança, SEPA – Interea. Autor de diversas publicações, das quais se destaca: Os Direitos da Criança – da Participação à Responsabilidade: O Sistema de Protecção e Educação das Crianças e Jovens; Acolhimento Familiar de Crianças; Crianças e Acolhedores – Histórias de Vida em Famílias; O Acolhimento Familiar de Crianças: Uma Perspetiva Ecológica.


Maria José Araújo
Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Investigadora integrada do grupo Ecologia e Sociedade - Centro de Ecologia Funcional – unidade de I&D da FCT - Universidade de Coimbra. Consultora TEIP, tem colaborado regularmente em projectos que envolvem a melhoria das condições de aprendizagem dos jovens que frequentam o Ensino Básico e desenvolvido trabalho de investigação sobre as atividades de tempos livres. Autora de vários artigos na área da educação, publicados em revistas nacionais e internacionais de referência, co-autora do livro “Expressões, Espaços e Tempos de Criatividade ”, e autora dos livros: “Crianças Sentadas: os trabalhos de casa no ATL”, “Crianças Ocupadas” - Como algumas opções erradas estão a prejudicar os nossos filhos"; “ O Quê?... os adultos não sabem? “.




PAINEL II


Luís Maria Fernandes Areal Rothes
Professor Adjunto na Escola Superior de Educação do Porto (ESEP). Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESEP. Investigador Responsável no estudo Desigualdades Sociais e Participação Educativa dos Adultos (2012). Membro Fundador da ANPEFA – Associação Nacional de Profissionais de Educação e Formação de Adultos e da AEDO – Associação para a Educação e o Desenvolvimento Local. Autor e Co-autor de diversas publicações, entre as quais: A Recomposição Induzida do Campo da Educação Básica de Adultos. Lógicas de apropriação local num contexto político-institucional (2009); Educação e Formação nos Projectos das Iniciativas Comunitárias Emprego e Adapt (2002) e Uma Aposta Educativa na Participação de Todos. Documento Estratégico para o Desenvolvimento da Educação de Adultos (1998).


José Ortega Esteban 
Catedrático de Pedagogia Social na Universidad de Salamanca. Doutor em Ciências da Educação pela Facultad de Filosofía y Ciencias de la Educación de la Universidad de Salamanca.Docente no Departamento de Teoría e Historia de la Educación, Perfil Teoría de la Educación y Pedagogía Social na Universidad de Salamanca. Presidente de diversos comités científicos para a avaliação dos diplomas em Educação Social das Universidades de Barcelona, Navarra, Santiago de Compostela e Granada. As suas linhas de investigação centram-se na diversidade cultural e educação, educação e desenvolvimento humano, inclusão social, delinquência juvenil e inadaptação, educação social e pedagogia social. Autor e co-autor de diversos estudos e publicações, entre as quais, Estudio del perfil profesional y académico de la titulación de 'Educación Social' en Castilla y León (2007), La Educación a lo largo de la vida: la Educación social, la Educación escolar, la Educación continua... todas son Educaciones formales (2005), Pedagogía Social y Pedagogía Escolar: la educación social en la escuela (2005), Trabajo social, familia y mediación : necesidades sociales en la infancia y derechos del niño : V Congreso Estatal de Estudiantes de Trabajo Social (2006); De nuevo la pedagogía: la pedagogía social especializada (o con personas en dificultad o en conflicto social) (2005) e Ciudad educativa, proyecto educativo de ciudad y participación ciudadana (2003). 


Jorge Oliveira
Licenciado em enfermagem. Pós-graduado em Saúde na Comunidade. Fundador e Presidente da Associação Espaço T – Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária, IPSS com fins de saúde, vocacionada para o apoio de indivíduos com dificuldades bio-psico-sociais. Autor do livro Os Ditos Normais (2005).


Gabriela de Pina Trevisan
Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Coordenadora da Licenciatura em Educação Social na ESEPF. Responsável pelo Gabiente de Inserção Socioprofissional. Autora e co-autora de várias publicações no âmbito da Educação Social, entre as quais: Trajectórias Socioprofissionais dos Diplomados em Educação Social pela ESEPF (2012); Constructing and (re) Constructing Professional Identities: an Analysis on Portuguese Social Educators (2011), publicado no European Journal of Social Education (FESET).



PAINEL III

Lia João de Pinho Araújo
Assistente na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). Mestre em Gerontologia pela Universidade de Aveiro. Doutoranda no  Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto. Colabora com a UNIFAI – Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto. Organizadora do III Congresso de Avaliação e Intervenção em Gerontologia Social.


Ricardo Manuel das Neves Vieira
Professor Coordenador Principal da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPL). Fundador e Investigador do Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s) (CIID)-IPL. Doutor em Antropologia Social pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Coordenador do curso Intervenção para um Envelhecimento Activo, do IPL. Membro cooptado na Comissão de Reconhecimento de Graus Académicos, DGES-MCTES. Coordenador do Projecto Identidade(s) e Diversidade(s): as linhas com que se cosem as pertenças. Coordenador do Mestrado em Mediação Intercultural no IPL. Galardoado com o prémio Rui Grácio, prémio para a melhor investigação em Portugal no domínio das Ciências da Educação (2000). Membro de inúmeras associações profissionais e cientificas, entre as quais: Sociedade Europeia de Etnografia da Educação; A.B.A. - Associação Brasileira de Antropologia; A.P.A. - Associação Portuguesa de Antropologia; A.P.S. - Associação Portuguesa de Sociologia; I.P.E.P. - Instituto para a Educação Participada; Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro do Conselho de Redação da Revista da Associação de Sociologia e Antropologia da Educação “Educação, Sociedade & Culturas”. Autor e Co-autor de diversas publicações, das quais se destaca Envelhecimento e Autonomia: a importância do projecto de vida (2009). Júri de diversas dissertações de mestrado e doutoramento na área do envelhecimento.


Teresa Marisa Alves Martins
Docente na Escola Superior de Educação do Porto (ESEP). Licenciada em Educação Social pela ESEP e Mestre em Gerontologia Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Doutoranda em Gerontologia e Geriatria no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Co-coordenadora do Gabinete de Educação para o Desenvolvimento e Cooperação (GEDC) da ESEP.



WORKSHOPS

Helena Sofia Pacheco Veiga 
Doutora em Psicologia . Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Porto (ESEP). Psicóloga clínica do Centro de Intervenção Psicopedagógica da ESEP. Membro didata da Sociedade Portuguesa de Psicodrama. Autora e co-autora de diversos artigos na área da Educação Social e do Sociodrama, entre os quais "Sociodrama: um espaço de refúgio, liberdade e criatividade. Contributos da metodologia sóciodramática na formação de educadores sociais" (2008); " O profissional da Educação Social num Lar de Infância e Juventude (2011)"; e, ainda, "Enseñanza creativa rumbo al Futuro" (2012).


Liliana Isabel Teixeira Lopes
Equiparada a Assistente na Escola Superior de Educação do Porto (ESEP). Licenciada em Educação Social pela ESEP. Mestre em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitária pela Universidade de Aveiro. Bolseira de Investigação Doutoral pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com o tema Desigualdades Sociais e Participação Educativa dos Adultos. Co-coordenadora do Gabinete de Educação para o Desenvolvimento e Cooperação (GEDC) da ESEP. Membro do European Society for Research on the Education of Adults. Participação no Projeto ToT integrated action research: what supports self-directed learning in the Training of Trainers Course for Youth in Action Programme? Autora e co-autora de publicações na área da educação de adultos, educação social, igualdade de género.


Carla Sónia Lopes da Silva Serrão
Doutora em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Especialista em Promoção da Saúde e Educação Sexual. Psicodramatisma. Supervisora em Terapia Familiar. Membro da Delegação Regional da Associação para o Planeamento da Família. Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Porto (ESE-IPP). Coordenadora do Projeto: Diagnóstico e Implementação da Igualdade de Género na ESE-IPP. Supervisora de Lares de Infância e Juventude (até 2010). Coordenadora da Região Norte dos Projetos de Educação Sexual em Meio Escolar (até 2004). Autora e Co-Autora de diversas publicações de arbitragem científica, entre as quais: Evidência Psicométrica da Estrutura Fatorial do Inventário do Sexismo Ambivalente em Brasileiros e Portugueses (2012); Práticas de Educação Sexual em Contexto Escolar (2009); (Re)Pensar o Climatério Feminino (2008); e, representações Sociais da Menopausa: do Mito à Realidade (2006).


Isabel de Oliveira Timóteo
Equiparada a Assistente na Escola Superior de Educação do Porto (ESEP). Licenciada em Educação Social pela ESEP e Doutoranda em Sociologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na investigação "Participação Individual e Coletiva nos Projetos de Intervenção Social e Educativa como Estratégia de Capacitação e de Mudança: Representações e Práticas de Profissionais e de Atores Sociais". Bolseira de Investigação da Fundação Ciência e Tecnologia do InED/ESE. Autora da Tese de Mestrado "Educação Social e a Relação de Ajuda - representações dos educadores sociais sobre as suas práticas" (2010). Autora de diversos artigos na área da Educação Social.



CONFERÊNCIA

José António Caride Gómez
Doutor em Filosofia e Ciências da Educação (Pedagogia) pela Universidad de Santiago de Compostela. Catedrático em Pedagogia Social no Departamento de Teoria da Educação, História da Educação e Pedagogia Social na Faculdade de Ciências da Educação da Universidad de Santiago de Compostela. Diretor do Grupo de Investigação “Pedagogía Social y Educación Ambiental” (SEPA-interea). Coordenador e Investigador Principal do estudo “Red de Grupos de Investigación en Educación y Formación para la Ciudadanía y la Sociedad del Conocimiento” (RINEF-CISOC). As suas linhas de investigação referem-se à Educação Ambiental, Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade, Educação Social e Políticas Culturais, Educação e Sociedade na Galiza, Tempos Educativos e Sociais na Sociedade em Rede, Políticas Culturais e Socioeducativas nas Adminsitrações Públicas, Pedagogia Social e Direitos Cívicos. Autor e co-autor de centenas de publicações em livros, monografias e revistas de arbitragem científica. Professor convidado de várias universidades da Europa, América-Latina e Africanas. Fundador e Presidente da Sociedad Iberoamericana de Pedagogía Social (SIPS). Galardoado, no Chile, com a “Orden al Mérito Institucional” do Consejo Mundial da Educación/World Council for Curriculum and Instruction.